quinta-feira, 29 de março de 2012

Educação Ambiental



A "Educação Ambiental" é interdisciplinar por natureza pois é pelo acesso à escolaridade que se transforma e constrói a visão de mundo de um indivíduo. A partir do momento que se conhece a sua história, as mudanças sócio - político- culturais e econômicas de um bairro, uma cidade, um país, vivencia-se os fatores que geraram essas transformações, tanto os positivos quanto os negativos podendo-se estabelecer parâmetros de crescimento e desenvolvimento aleatório irresponsável como causadores da crise ambiental mundial e suas consequências.O espaço escolar é entendido como fundamental na formação integral dos seres humanos, constituídos e constituidores de cultura, ou seja, crianças, jovens e adultos possuidores de saberes, capazes de intervir positivamente no seu ambiente mais próximo e lutar pelos seus direitos e pela qualidade de vida.
Paulo Freire assinala : "O ato de liberdade mais sublime e revolucionário do homem, transformado em sujeito social, é Emitir a crítica, Propor soluções e Responsabilizar-se pelas consequências de ambas as ações".Desse modo, no que diz respeito a cidadania, o caminho possível para romper ideologias individualistas e totalitárias, tão impregnadas no cotidiano, é a formação do ser humano como "sujeito de direito" ( CANDAU, 2000)
A busca por um mundo sustentável está pautada na valorização do patrimônio cultural da humanidade e, ao mesmo tempo, na eliminação das desigualdades econômicas, sociais e descaracterização do preconceito. Trabalhando a Educação em Direitos Humanos, propõe-se uma formação do indivíduo como autor de sua vida social, incorporando o respeito aos direitos humanos, a solidariedade e a constante indignação diante das injustiças __ situações que agridam o meio ambiente físico, a diversidade étnica e cultural e a dignidade da pessoa humana e das demais formas de vida.

O entendimento da complexidade da crise socioambiental só se faz possível quando se busca a relação permanente entre os processos sociais vividos pelas populações e as transformações de ordem econômica, política e cultural, observadas no mundo globalizado.
Um meio ambiente sustentável não pode ser entendido como dádiva da sociedade, mas como direito, fruto de um processo de lutas e conquistas históricas de nossa sociedade.

Meio Ambiente, é hoje, concebido como sistema no qual interagem natureza e sociedade, portanto, um espaço socialmente construído nas relações cotidianas permeadas por atividades econômicas, sociais e políticas. Assim,a Educação Ambiental precisa ser definida como "um comprometimento para a transformação da realidade social e entendida como transmissão de informações sobre a complexidade das questões ambientais, na perspectiva do "conhecer para preservar", apontando mudanças de comportamentos em relação ao meio ambiente, mas não de valores transcendendo os aspectos ecológicos para orbitar na esfera político - ideológica, portanto crítica e transformadora." ( LAYARGUES, 2001 ). Vale ressaltar que, na busca pela Paz, é importante observar que a sua construção requer uma práxis desafiadora diante da realidade vivida, por meio de ações individuais e coletivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário