sexta-feira, 11 de maio de 2012

Por que precisamos da Rio+20?


Tal como declarou o secretário-Geral da Conferênica Rio+20: “O desenvolvimento sustentável não é uma opção! É o único caminho que permite a toda a humanidade compartilhar uma vida decente neste único planeta. A Rio+20 dá à nossa geração a oportunidade para escolher este caminho.” Sha Zukang.
A Rio+20 é a oportunidade de modificar o paradigma financeiro tradicional e agir para acabar com a pobreza, lidar com a destruição do meio ambiente e construir uma ponte para o futuro.
 
 


O mundo tem hoje 7 bilhões de pessoas — em 2050 serão 9 bilhões
Uma em cada cinco pessoas — 1,4 bilhão — atualmente vive com 1,25 dólar por dia, ou menos.
Um bilhão e meio de pessoas no mundo não têm acesso à eletricidade. Dois bilhões e meio de pessoas não têm banheiro. E quase um bilhão passa fome todos os dias.
A emissão de gases de efeito estufa continua aumentando e mais de um terço de todas as espécies conhecidas pode ser extinta se as mudanças climáticas continuarem no ritmo atual.
Se quisermos deixar um mundo habitável para nossas crianças e para nossos netos, os desafios da pobreza generalizada e da destruição ambiental devem ser enfrentados agora.
Vamos arcar com custos maiores no futuro — incluindo mais pobreza, instabilidade e um planeta degradado — se falharmos em tratar de maneira adequada estes desafios críticos agora.
A Rio+20 oferece uma oportunidade para pensar globalmente, para que possamos agir localmente para um futuro comum seguro
(jarioaraujo.com/rio 20 2012/por que precisamos da rio 20/)

Resumo:
Diante de tais motivos, não resta dúvida da necessidade de planejamento, novos objetivos e mudança de atitudes através da rio+20.Esses objetivos de proteção ao meio ambiente só serão atingidos quando houver o efetivo engajamento da sociedade como um todo.Quando o meio ambiente não vai bem, nós também não vamos, pois fazemos parte dele.Cuidar da “nossa casa” hoje é garantirmos  a sua permanência para nossos filhos e netos.Vamos entrar nesta luta!É questão de sobrevivência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário