Em ano de Rio+20, a
preocupação com meio ambiente, saúde e inclusão social ganha mais força nas escolas.
Com o objetivo de trabalhar essas temáticas em sala de aula, os professores
buscam dialogar entre si, trocar experiências e incorporar maior reflexão
teórica sobre o assunto.
Contudo, algumas questões relevantes dominam
o meio educacional, tais como, a dificuldade do professor em se apropriar das
questões ambientais na prática de ensino
quando o ambiente escolar não oferece as condições adequadas de
trabalho, ou como trabalhar em conjunto com a comunidade do entorno à escola.
Dada a
importância da educação nestas questões ambientais, vê-se a necessidade de uma
efetiva participação de alunos e professores na Rio+20, através da Cúpula dos
Povos, evento paralelo organizado pela sociedade civil e aberta ao público.
“Acredito
que a Rio+20 seja um grande pretexto para mobilizarmos
a sociedade e fazer com que importantes questões apareçam”, diz Netto, integrante do grupo de trabalho
que, em parceria com o Ministério da Saúde, está construindo um documento base
sobre o tema do evento. “O que nós vemos
é a vontade dos professores de traduzir esses temas e trazê-los para dentro das
escolas.”
Referência
Bibliográfica:
Gabriela
Reznik; Especial para Ciência Hoje
On-line, Publicado em 23/03/2012
http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2012/03/rio-20-chega-as-escolas
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